sexta-feira, 25 de novembro de 2011
Henrique Delgado: contributos para a história da marioneta em Portugal
No âmbito do aniversário do Museu da Marioneta vai ser lançado no dia 27 de Novembro, pelas 17h, o livro Henrique Delgado: contributos para a história da marioneta em Portugal, de Rute Ribeiro.
Henrique Delgado (1938-1971) constitui um caso ímpar na história do Teatro de Marionetas em Portugal. A sua investigação foi extremamente importante e vital para o estudo e conhecimento desta arte, uma verdadeira referência, sem a qual se teria perdido um conjunto de informações fundamentais para a análise do teatro de marionetas português. Infelizmente, a sua morte prematura impediu a continuação deste trabalho.
O seu estudo foi maioritariamente desenvolvido no final dos anos sessenta e inícios de setenta, numa época de transição, em que os antigos ‘bonecreiros’ tradicionais portugueses estavam a desaparecer. Realiza viagens por todo o país e procura o contacto com todos os marionetistas, entrevistando-os e mostrando a sua arte ao público. Casos paradigmáticos são os seus artigos sobre Manuel Rosado, Joaquim Pinto ou os Bonecos de Santo Aleixo. Esta divulgação é feita em revistas e jornais da época, principalmente na revista Plateia, na qual terá uma secção de nome Bonifrates.
Paralelamente desenvolve artigos sobre a história do teatro de marionetas ou o perfil de vários marionetistas que desenvolviam projectos artísticos e pedagógicos, para além de entrevistas a marionetistas estrangeiros que actuavam em Portugal, como, por exemplo, Philippe Genty.
Estabelece e mantém correspondência com os mais importantes marionetistas e investigadores mundiais do teatro de marionetas, como A. R. Philpott ou George Speaight, entre outros, e artigos de sua autoria são publicados em diversas revistas e jornais estrangeiros. O que permitiu a divulgação internacional do teatro de marionetas português, à época muito pouco conhecido.
No plano artístico irá colaborar activamente no grupo Robertoscope da Casa do Pessoal da Companhia das Águas de Lisboa e cria a sua própria companhia, o Teatro Lilipute.
A presente edição tem como objectivo coligir o trabalho de Henrique Delgado que se encontrava disperso em inúmeros jornais e revistas.
During the celebration of the anniversary of the Museu da Marioneta will be released on the 27th November the book Henrique Delgado: contributos para a história da marioneta em Portugal (Henrique Delgado: contributions to the history of puppets in Portugal), by Rute Ribeiro.
Henrique Delgado (1938-1971) is a unique case in the history of Puppet Theatre in Portugal. His research was extremely important and vital to the study and knowledge of this art, a true reference, without his work a lot of information about the Portuguese Puppetry would be lost forever. Unfortunately, his untimely death prevented the continuation of this work.
He wrote a considerable number of articles in various Portuguese magazines and newspapers. He also maintained correspondence with the most important leading authorities on puppetry, like A. R. Philpott or George Speaight, among others. His articles were also published in several foreign publications.
As a puppeteer he worked actively with the group Robertoscope and creates his own company, the Teatro Lilipute.
The book aims to collect the work of Henrique Delgado that was dispersed in numerous newspapers and magazines.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário