terça-feira, 13 de março de 2018

Dia Mundial da Marioneta > 21 de Março > A Tarumba celebra 25 anos e apresenta o Programa do FIMFA Lx18 no São Luiz Teatro Municipal

21 DE MARÇO  |  DIA MUNDIAL DA MARIONETA  

São Luiz Teatro Municipal - Sala Bernardo Sassetti
21 de Março | 18h30 (entrada livre sujeita à lotação da sala)

No Dia Mundial da Marioneta, que se celebra a 21 de Março, A Tarumba assinala os seus 25 anos, com o lançamento de uma publicação sobre o percurso da companhia, e apresenta o programa da 18.ª edição do FIMFA Lx – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas, que decorrerá entre 3 e 20 de Maio, em vários locais da cidade.

A Tarumba - Marionetas e Formas Animadas: 25 Anos
Os dedos das mãos que manipulam e dão vida ao inanimado já não chegam para contar os 25 anos da companhia A Tarumba – Teatro de Marionetas, criada em 1993. Tarumba significa atarantar, atordoar, estontear... palavras que exprimem o sentimento geral da estrutura em relação a esta arte. É neste contexto que desenvolve um conjunto de iniciativas que ajudam a procurar novas relações entre a criação e o público, partindo do cruzamento de várias linguagens artísticas, ou seja, a partir da linguagem da marioneta contemporânea. Para além de espetáculos e ações de formação, como o Projeto Funicular, um programa de workshops internacionais, a Tarumba é responsável pela programação e produção anual do FIMFA Lx - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas, desde 2001, um dos festivais mais reconhecidos, nacional e internacionalmente.
Edição bilingue (português-inglês)



Maio é o mês do FIMFA que atinge a maioridade!
3 a 20 de Maio

Na 18.ª edição, a imagem serve de mote inspirador para a exploração desta linguagem em todas as suas vertentes, desde projeções de vídeo a manipulação em tempo real. Mecanismos desenhados artesanalmente convivem com a tecnologia mais atual, em constante dialética com a marioneta, o corpo, a sombra e o objeto.
Artistas que partem da matéria e da imagem revelam a sua visão do mundo, alteram escalas, analisam, questionam e colocam em causa o nosso quotidiano, estabelecendo relações entre a marioneta e outros domínios, como o vídeo, o teatro, as artes plásticas, a dança, ou seja, a partir da linguagem da marioneta contemporânea.
Para além da apresentação de espetáculos, são desenvolvidas um conjunto de atividades paralelas, que incluem a realização de workshops, apresentação de filmes, encontros com os criadores, entre outras.
O FIMFA é um espaço de discussão, formação e de reflexão sobre o teatro de marionetas contemporâneo.
Está prevista a participação de companhias e criadores de vários países: França, Espanha, Estados Unidos da América, Alemanha, Bélgica, Eslovénia, Israel, Inglaterra, Irão e Portugal.
O FIMFA Lx18 decorre entre 3 e 20 de Maio em vários locais: Maria Matos Teatro Municipal, São Luiz Teatro Municipal, Teatro Nacional D. Maria II, Teatro do Bairro, Teatro Taborda, Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema e ruas de Lisboa.

Direção Artística: Luís Vieira e Rute Ribeiro / A Tarumba - Teatro de Marionetas


Sem comentários:

Enviar um comentário