★WORKSHOP★
BUNRAKU: ANATOMIA E MANIPULAÇÃO
BUNRAKU PUPPET: THE ANATOMY AND MANIPULATION
Coordenação Directed by Thomas Lundqvist (SE)
..........
3 a 9 de Novembro de 2014 3 to 9 November 2014
PROJECTO FUNICULAR - Formação na Área do Teatro de Marionetas
A Training Project on Puppetry
★ PROJECTO FUNICULAR ★ Um projecto de formação do A Training Project of
CAMa - Centro de Artes da Marioneta / A Tarumba
BUNRAKU: Anatomia e Manipulação
BUNRAKU PUPPET: The Anatomy and Manipulation
BUNRAKU PUPPET: The Anatomy and Manipulation
Coordenação Directed by: Thomas Lundqvist
3 a 9 de Novembro (Segunda a Domingo) 3 to 9 November (Monday to Sunday)
Thomas Lundqvist é considerado o maior especialista europeu de Bunraku. Uma oportunidade única para aprender esta técnica japonesa, geralmente envolta em grande segredo. Por outro lado, esta aprendizagem permitirá a utilização dos seus mecanismos em outro tipo de marionetas, garantido a reciclagem, aperfeiçoamento e a descoberta de novas possibilidades no teatro de marionetas.
Thomas Lundqvist is regarded as the European greatest specialist in Bunraku. An unique opportunity to learn this Japanese technique, usually shrouded in great secrecy. On the other hand, this learning will allow the use of its mechanisms in other types of puppets, guaranteeing professional recycling, improvement and discovery of new possibilities in puppetry.
DESTINATÁRIOS FOR:
Marionetistas, actores, cenógrafos, artistas plásticos e estudantes de artes performativas
Puppeteers, actors, scenographers, visual artists and performing arts students
N.º PARTICIPANTES NUMBER OF PARTICIPANTS: 16
HORÁRIO WORKSHOP TIMES: Segunda a Domingo das 10h às 13h e das 14h às 19h
Monday to Sunday from 10am to 1pm and 2pm to 7pm
IDIOMA WORKING LANGUAGE: Inglês English
CUSTO FEE: 85€
DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO DEADLINE FOR APPLICATIONS:
20 de Outubro de 2014 20 October 2014
CONFIRMAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO ATTENDANCE CONFIRMATION:
23 de Outubro de 2014 23 October 2014
CONFIRMAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO ATTENDANCE CONFIRMATION:
23 de Outubro de 2014 23 October 2014
INFO E INSCRIÇÕES INFO AND INSCRIPTIONS
A inscrição no workshop (sujeita a selecção) é realizada através do preenchimento da ficha de inscrição, à qual deverá ser anexado um currículo vitae actualizado e detalhado, acompanhado de carta de motivação. Pode enviar a documentação necessária via e-mail para info@tarumba.org ou projectofunicular@gmail.com.
The inscription in the workshop (subject to selection) is made by the dully filled application form and by enclosing a detailed and updated curriculum vitae and a motivation letter. You can send all the documentation by e-mail for info@tarumba.org or projectofunicular@gmail.com.
Thomas Lundqvist, escultor, construtor de marionetas e marionetista, é considerado o maior especialista europeu de Bunraku. Estudou na Academy of Fine Arts de Estocolmo, entre 1974 e 1979. A sua primeira experiência no teatro de marionetas ocorreu no final dos anos sessenta. Fundou a sua companhia Dockteater Svarta Katten em 1986, a qual tem realizado diversas tournées na Suécia e em vários países da Europa ao longo dos anos.
Thomas Lundqvist constrói marionetas para outras companhias e tem participado em vários projectos artísticos, mas também tem trabalhado para grandes teatros, ópera e produções televisivas. Destaca-se entre outros, os seus trabalhos desenvolvidos para a companhia de Michael Meshke, Marionetteatern, Roman Paska, Dreamplay e Schoolboy Play, que foi apresentado em Lisboa, no FIMFA Lx10, ou a ópera de Tan Dun: Tea, The Hearts Mirror, em Estocolmo e Pequim.
Desde sempre se interessou pela arte japonesa do Bunraku, mas o seu processo de aprendizagem não foi fácil, dada a dificuldade em encontrar informações sobre este tipo de marionetas. Através da experimentação e estudo foi capaz de produzir marionetas tipo Bunraku na sua forma tradicional. Nas maioria das suas produções utiliza um tipo inovador de marioneta Bunraku, manipulada por um único manipulador, embora construa as partes principais desta marioneta de forma tradicional.
Tem realizado diversos cursos na Europa e é um escultor caracterizado pela beleza estética e peculiaridades técnicas das suas peças.
Thomas Lundqvist, sculptor, puppeteer and puppet builder is regarded as the European greatest specialist in Bunraku. He attended the Academy of Fine Arts in Stockholm, from 1974 to 1979. His first experience in puppetry was in the end of the sixties. He started his company Dockteater Svarta Katten in 1986 and has been touring in Sweden and most countries in Europe over the years. In addition, Thomas also made puppets and performed in other companies as well as in big theatres, opera and TV productions. Among others: Michael Meshke’s Marionetteatern, Roman Paska: Dreamplay and puppets for Schoolboy Play, Tan Dun opera: Tea, The Hearts Mirror in Stockholm and Beijing.
Since the beginning he got interested in the art of Bunraku but at that time it was difficult to find information of this kind of puppetry. Eventually, by experimenting and achieving more information Thomas was able to produce Bunraku puppets in a true sense. He has been using a modified kind of Bunraku puppet managed by a single manipulator in most of his productions (Bunraku puppets are usually played by three puppeteers), however the main parts of the puppets are made in the traditional way.
Thomas Lundqvist has been giving workshops throughout Europe, being the only westerner, who has study the Bunraku technique so in-depth. He is a superfine sculptor for the aesthetic beauty and the technical peculiarities of his pieces.
Thomas Lundqvist constrói marionetas para outras companhias e tem participado em vários projectos artísticos, mas também tem trabalhado para grandes teatros, ópera e produções televisivas. Destaca-se entre outros, os seus trabalhos desenvolvidos para a companhia de Michael Meshke, Marionetteatern, Roman Paska, Dreamplay e Schoolboy Play, que foi apresentado em Lisboa, no FIMFA Lx10, ou a ópera de Tan Dun: Tea, The Hearts Mirror, em Estocolmo e Pequim.
Desde sempre se interessou pela arte japonesa do Bunraku, mas o seu processo de aprendizagem não foi fácil, dada a dificuldade em encontrar informações sobre este tipo de marionetas. Através da experimentação e estudo foi capaz de produzir marionetas tipo Bunraku na sua forma tradicional. Nas maioria das suas produções utiliza um tipo inovador de marioneta Bunraku, manipulada por um único manipulador, embora construa as partes principais desta marioneta de forma tradicional.
Tem realizado diversos cursos na Europa e é um escultor caracterizado pela beleza estética e peculiaridades técnicas das suas peças.
Workshop de Bunraku - Thomas Lunqvist (SE) |
Since the beginning he got interested in the art of Bunraku but at that time it was difficult to find information of this kind of puppetry. Eventually, by experimenting and achieving more information Thomas was able to produce Bunraku puppets in a true sense. He has been using a modified kind of Bunraku puppet managed by a single manipulator in most of his productions (Bunraku puppets are usually played by three puppeteers), however the main parts of the puppets are made in the traditional way.
Thomas Lundqvist has been giving workshops throughout Europe, being the only westerner, who has study the Bunraku technique so in-depth. He is a superfine sculptor for the aesthetic beauty and the technical peculiarities of his pieces.
Workshop de Bunraku - Thomas Lunqvist (SE) |
O
teatro de marionetas contemporâneo cruza diversas técnicas de manipulação ou
campos artísticos. As técnicas tradicionais de manipulação são reinventadas. O
actor-manipulador tem que saber controlar e manipular o seu corpo, a sua voz e,
simultaneamente, apropriar-se da diversidade e liberdades estéticas que o
teatro de marionetas e formas animadas permite.
O
primeiro conjunto de workshops decorreu em 2010, com dois criadores muito
importantes no teatro de marionetas e de objectos contemporâneo, Stephen
Mottram e Agnès Limbos. Em 2011 decorreu o workshop de Jim Kroupa, antigo
colaborador de Jim Henson, reconhecido internacionalmente no campo da
construção de marionetas e mecanismos absolutamente exemplares, com um
currículo vastíssimo neste campo, quer em espectáculos, séries de televisão ou
no cinema. Em 2012 decorreram os worshops “Práticas de Criação para o
Público Jovem: Luz e Movimento”, dirigido por Francesca Sorgato e Flop
Lefebvre; e “Atrás do ecrã: a sombra e o teatro de sombras”, dirigido por
Fabrizio Montecchi, do Teatro Gioco Vita, um dos grandes mestres do teatro de
sombras. Em 2013 Agnès Limbos e Nicole Mossoux, da Cie Mossoux-Bonté, dirigiram
o workshop “O Corpo face ao Objecto”.
*Funicular Project: a training program of
CAMa - Centro de Artes da Marioneta | A Tarumba of international workshops
designed for professionals selected on the basis of their curriculum and
experience. The inscription is international and due to the selection of the
trainers and trainees, combines puppetry with other art forms. The contemporary
puppet theatre combines many manipulation techniques or artistic fields. The
traditional manipulation techniques are reinvented. The puppeteer must know how
to control and manipulate both his body and voice, and, simultaneously, taking
advantage of the diversity and aesthetic freedoms from puppetry and animated forms.
The first set of workshops was held in 2010, with
Stephen Mottram and Agnès Limbos, two very important creators in contemporary
puppetry and objects theatre. In 2011 took place the workshop held by the
American Jim Kroupa, one of the most famous and prestigious puppeteer and
puppet builder who has worked on several Muppet projects on building mechanisms
for puppets. In 2012 took place the workshops “Creating theatre for young
audiences: light and movement” directed by Francesca Sorgato and Flop Lefebvre;
and “Behind the screen: introduction to shadow and to the shadow theatre”
directed by Fabrizio Montecchi, from Teatro Gioco Vita, one of the great
masters of shadow theatre. Agnès Limbos and Nicole Mossoux, from Cie
Mossoux-Bonté, directed the workshop “The Body and the Object” in 2013.
Ficha de Inscrição - Application Form
Ficha de Inscrição - Application Form
Sem comentários:
Enviar um comentário