★ WORKSHOP ★
INICIAÇÃO À MÁSCARA COMPLETA.
Criação de Personagens em Torno do Universo da Marioneta
e Abordagem à Manipulação de Objectos
INTRODUCTION TO FULL MASK.
Creating Puppet Characters.
An Approach to Object Manipulation
Coordenação Directed by
Criação de Personagens em Torno do Universo da Marioneta
e Abordagem à Manipulação de Objectos
Creating Puppet Characters.
An Approach to Object Manipulation
Coordenação Directed by
Claire Dancoisne - Théâtre La Licorne (FR)
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25 a 27 de Outubro de 2016 25 to 27 October 2016
(Terça a Quinta Wednesday to Thursday)
SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL - Sala de Ensaios
PROJECTO FUNICULAR
Um projecto de formação na área do Teatro de Marionetas do
A Training Project on Puppetry by
A Training Project on Puppetry by
CAMa - Centro de Artes da Marioneta / A Tarumba
Com o apoio de With the support of São Luiz Teatro Municipal
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Claire Dancoisne é a directora artística da conceituada companhia Théâtre la Licorne, que abriu este ano o FIMFA Lx - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas, com um espectáculo fantástico, que combinou a marioneta e o circo, um dos grandes êxitos do Festival.
Nos seus espectáculos a máscara é quase sempre uma constante, desde a pintura facial com pigmentos até aos olhos falsos em máscaras completas, cada espectáculo requer uma máscara, tão diferente como cada um. Minimalista ou impressionante na sua arquitectura, é essencial para o seu teatro visual, onde personagens com máscaras são os parceiros de máquinas ao serviço de um teatro não naturalista.
Claire Dancoisne is the artistic director of the renowned company Théâtre la Licorne, which opened this year the FIMFA Lx - International Festival of Puppetry and Animated Forms, with a fantastic show, which combined puppetry and circus, being one of the greatest successes of the Festival.
In her performances the mask is almost always a constant, from face painting with pigments to the use of false eyes in full masks, each performance requires a different kind of mask. Minimalist or impressive in its structure, the mask is essential for her visual theatre, in which characters with masks are partners of machines, at the service of a non-naturalistic theatre.
DESTINATÁRIOS FOR: Marionetistas, actores, bailarinos, artistas plásticos, estudantes de artes performativas
Nos seus espectáculos a máscara é quase sempre uma constante, desde a pintura facial com pigmentos até aos olhos falsos em máscaras completas, cada espectáculo requer uma máscara, tão diferente como cada um. Minimalista ou impressionante na sua arquitectura, é essencial para o seu teatro visual, onde personagens com máscaras são os parceiros de máquinas ao serviço de um teatro não naturalista.
Claire Dancoisne is the artistic director of the renowned company Théâtre la Licorne, which opened this year the FIMFA Lx - International Festival of Puppetry and Animated Forms, with a fantastic show, which combined puppetry and circus, being one of the greatest successes of the Festival.
In her performances the mask is almost always a constant, from face painting with pigments to the use of false eyes in full masks, each performance requires a different kind of mask. Minimalist or impressive in its structure, the mask is essential for her visual theatre, in which characters with masks are partners of machines, at the service of a non-naturalistic theatre.
DESTINATÁRIOS FOR: Marionetistas, actores, bailarinos, artistas plásticos, estudantes de artes performativas
Puppeteers, actors, dancers, visual artists, performing arts students
N.º PARTICIPANTES NUMBER OF PARTICIPANTS: 8
HORÁRIO WORKSHOP TIMES: Terça a Quinta das 10h às 13h e das 14h às 18h
Tuesday to Thursday from 10am to 1pm and 2pm to 6pm
IDIOMA WORKING LANGUAGE: Francês e português French and Portuguese
CUSTO FEE: 70€
DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO DEADLINE FOR APPLICATIONS:
HORÁRIO WORKSHOP TIMES: Terça a Quinta das 10h às 13h e das 14h às 18h
Tuesday to Thursday from 10am to 1pm and 2pm to 6pm
IDIOMA WORKING LANGUAGE: Francês e português French and Portuguese
CUSTO FEE: 70€
DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO DEADLINE FOR APPLICATIONS:
14 de Outubro de 2016 14 October 2016
CONFIRMAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO ATTENDANCE CONFIRMATION:
CONFIRMAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO ATTENDANCE CONFIRMATION:
18 de Outubro de 2016 18 October 2016
INFO E INSCRIÇÕES INFO AND REGISTRATIONS
A inscrição no workshop (sujeita a selecção) é realizada através do preenchimento da ficha de inscrição, à qual deverá ser anexado um currículo vitae actualizado e detalhado, acompanhado de carta de motivação.
The registration in the workshop (subject to selection) is made by the dully filled application form and by enclosing a detailed and updated curriculum vitae and a motivation letter.
Pode enviar a documentação necessária via e-mail para You can send all the documentation by e-mail for info@tarumba.org or projectofunicular@gmail.com
Pode enviar a documentação necessária via e-mail para You can send all the documentation by e-mail for info@tarumba.org or projectofunicular@gmail.com
DESCARREGUE AQUI A FICHA DE INSCRIÇÃO E MAIS INFORMAÇÕES
FIMFA Lx16: Théâtre La Licorne - Les Encombrants font leur Cirque |
Claire Dancoisne propõe um workshop de iniciação à máscara, bastante codificado, uma vez que se aproxima do objecto ou da marioneta. As máscaras de trabalho têm um formato particular, são máscaras completas, que cobrem a totalidade do rosto e pescoço (em couro e tecido), com olhos fixos e em rede.
A utilização destas máscaras completas permite uma abordagem em que todo o corpo é essencial para a tradução das emoções, inclusive a própria expressão dos dedos das mãos. Este workshop aborda passo a passo os aspectos da interpretação física, onde se procura e se trabalha com as emoções primárias e o movimento, no que este dá a ler ou a imaginar ao espectador. Trata-se igualmente de estudar o ritmo das personagens e a importância dos ângulos e quebras físicas, essenciais na relação com os objectos parceiros e cúmplices.
É explorado confronto entre este jogo físico, a manipulação de objectos e as diferentes matérias, questionando-se a estreita relação do actor com um objecto parceiro. Que texto, que papel para cada um dos dois? Como contar a mesma história, ao mesmo tempo e em conjunto?
Actuar com a máscara é uma tarefa atlética para o corpo, a imaginação, o coração e os sentidos.
Claire Dancoisne proposes an introduction to mask workshop, highly coded, since it approaches the object or puppet. The working masks have a particular format, as they are full masks, which cover the entire face and neck (leather and fabric), with meshed and fixed eyes.
The use of these full masks allows an approach where the whole body is essential for the translation of emotions, including the very expression of the fingers. This workshop covers step by step the aspects of physical performance, working and seeking for the primary emotions and movement, in what this allows the viewer to read or imagine. It will also include the study of the characters and the importance of angles and physical ruptures, essential in relation to the objects partners and accomplices.
The confrontation between this physical game, the objects manipulation and different materials will also be explored, questioning the close relationship of the actor with a partner object. Which kind of text, which role for each of them? How to tell the same story at the same time and together?
Mask acting is an athletic task, for the body, the imagination, the heart and the senses.
BIO
Claire Dancoisne, Cavaleira da Ordem Nacional da Legião de Honra de França, tem uma experiência de cerca de 30 anos nas artes do teatro de marionetas e do teatro de objectos.
Após se ter formado em escultura nas Belas-Artes de Lille, fez ainda alguns desvios, formou-se em enfermagem de psiquiatria e fez ainda uma passagem importante numa companhia de rua, criada com alguns loucos. Fundou o Théâtre La Licorne em 1986, que é, desde o início, o prazer da construção, o sabor do improvável e do sensível. A companhia propõe um teatro em que o objecto animado, mecanizado ou manipulado está sempre no centro dos seus espectáculos, e onde os actores, artistas plásticos e músicos trabalham em conjunto para levar ainda mais longe a imaginação. A beleza das imagens e a grandiosidade da máscara são a forma desta linguagem teatral, feita de carne, papel e de ‘ferro-velho’. Não naturalista e muitas vezes poético, o teatro de La Licorne inscreve-se na criação teatral contemporânea, mas também na fronteira das artes plásticas e da marioneta.
Objectos, máquinas, máscaras e marionetas são indispensáveis na escrita teatral de Claire Dancoisne, porque são capazes de transportar os actores e os espectadores para outros universos. As máquinas artesanais construídas nas suas oficinas contribuem para a magia dos espectáculos, permitindo o jogo com a dimensão e a perspectiva, tocam pela sua fragilidade e provocam o riso com a sua aparência insólita.
Desde a sua criação, em 1986, a companhia tem feito espectáculos de sala, de rua, para o público jovem, em apartamentos, em lugares incomuns e em grandes eventos... Cerca de trinta e seis criações originais têm viajado pelas estradas de França e participado em inúmeros festivais internacionais.
O seu novo espaço dedicado à criação europeia para a marioneta contemporânea e para o teatro de objectos - Outil de Création Européen, de Recherche pour la Marionnette Contemporaine et le Théâtre d'Objets -, abriu em Novembro de 2015, em Dunquerque, e é um local de criação, de formação, de residências artísticas, de exposições e de acolhimento de públicos.
Claire Dancoisne, Knight of the Legion of Honour of France, has an experience of over 30 years in puppetry arts and object theatre.
After a degree in Fine Arts - Sculpture in Lille, Claire Dancoisne made some detours, such as a nursing psychiatry degree, and an important experience in a street theatre company created with a few madmen. She founded the Théâtre La Licorne in 1986, a real reference to the French and international scene in terms of masks, objects and “puppet comedians”. The manipulation of home made objects and masks are the core of their shows. Actors, visual artists and musicians work together to take imagination further. The beauty of the images and the art of masks are their way to explore a theatrical language made of flesh, paper, metal, colours and sounds. Non-realistic and often poetic, La Licorne proposes a unique blend of contemporary theatre, visual arts and puppetry.
Since its creation in 1986, the company has made more than thirty shows that have been on tour throughout France and participated in numerous international festivals. Their new space is dedicated to the research on contemporary puppet creation and object theatre - Outil de Création Européen, de Recherche pour la Marionnette Contemporaine et le Théâtre d'Objets -, opened in November 2015 in Dunkirk, to establish a space for creation, training, artistic residences or exhibitions.
Após se ter formado em escultura nas Belas-Artes de Lille, fez ainda alguns desvios, formou-se em enfermagem de psiquiatria e fez ainda uma passagem importante numa companhia de rua, criada com alguns loucos. Fundou o Théâtre La Licorne em 1986, que é, desde o início, o prazer da construção, o sabor do improvável e do sensível. A companhia propõe um teatro em que o objecto animado, mecanizado ou manipulado está sempre no centro dos seus espectáculos, e onde os actores, artistas plásticos e músicos trabalham em conjunto para levar ainda mais longe a imaginação. A beleza das imagens e a grandiosidade da máscara são a forma desta linguagem teatral, feita de carne, papel e de ‘ferro-velho’. Não naturalista e muitas vezes poético, o teatro de La Licorne inscreve-se na criação teatral contemporânea, mas também na fronteira das artes plásticas e da marioneta.
Objectos, máquinas, máscaras e marionetas são indispensáveis na escrita teatral de Claire Dancoisne, porque são capazes de transportar os actores e os espectadores para outros universos. As máquinas artesanais construídas nas suas oficinas contribuem para a magia dos espectáculos, permitindo o jogo com a dimensão e a perspectiva, tocam pela sua fragilidade e provocam o riso com a sua aparência insólita.
Desde a sua criação, em 1986, a companhia tem feito espectáculos de sala, de rua, para o público jovem, em apartamentos, em lugares incomuns e em grandes eventos... Cerca de trinta e seis criações originais têm viajado pelas estradas de França e participado em inúmeros festivais internacionais.
O seu novo espaço dedicado à criação europeia para a marioneta contemporânea e para o teatro de objectos - Outil de Création Européen, de Recherche pour la Marionnette Contemporaine et le Théâtre d'Objets -, abriu em Novembro de 2015, em Dunquerque, e é um local de criação, de formação, de residências artísticas, de exposições e de acolhimento de públicos.
Claire Dancoisne, Knight of the Legion of Honour of France, has an experience of over 30 years in puppetry arts and object theatre.
After a degree in Fine Arts - Sculpture in Lille, Claire Dancoisne made some detours, such as a nursing psychiatry degree, and an important experience in a street theatre company created with a few madmen. She founded the Théâtre La Licorne in 1986, a real reference to the French and international scene in terms of masks, objects and “puppet comedians”. The manipulation of home made objects and masks are the core of their shows. Actors, visual artists and musicians work together to take imagination further. The beauty of the images and the art of masks are their way to explore a theatrical language made of flesh, paper, metal, colours and sounds. Non-realistic and often poetic, La Licorne proposes a unique blend of contemporary theatre, visual arts and puppetry.
Since its creation in 1986, the company has made more than thirty shows that have been on tour throughout France and participated in numerous international festivals. Their new space is dedicated to the research on contemporary puppet creation and object theatre - Outil de Création Européen, de Recherche pour la Marionnette Contemporaine et le Théâtre d'Objets -, opened in November 2015 in Dunkirk, to establish a space for creation, training, artistic residences or exhibitions.
Um programa de formação do CAMa - Centro de Artes da Marioneta | A Tarumba, iniciado em 2010, composto por workshops intensivos dirigidos a profissionais seleccionados em função do seu currículo e experiência. A inscrição é internacional e, devido à selecção, quer dos formadores, quer dos participantes, reúne diversas disciplinas artísticas, permitindo o encontro da marioneta com as outras artes.
O teatro de marionetas contemporâneo cruza diversas técnicas de manipulação ou campos artísticos. As técnicas tradicionais de manipulação são reinventadas. O actor-manipulador tem que saber controlar e manipular o seu corpo, a sua voz e, simultaneamente, apropriar-se da diversidade e liberdades estéticas que o teatro de marionetas e formas animadas permite.
O primeiro conjunto de workshops decorreu em 2010, com dois criadores muito importantes no teatro de marionetas e de objectos contemporâneo, Stephen Mottram e Agnès Limbos. Em 2011 decorreu o workshop de Jim Kroupa, antigo colaborador de Jim Henson, reconhecido internacionalmente no campo da construção de marionetas e mecanismos absolutamente exemplares, com um currículo vastíssimo neste campo, quer em espectáculos, séries de televisão ou no cinema. Em 2012 decorreram os worshops “Práticas de Criação para o Público Jovem: Luz e Movimento”, dirigido por Francesca Sorgato e Flop Lefebvre; e “Atrás do ecrã: a sombra e o teatro de sombras”, dirigido por Fabrizio Montecchi, do Teatro Gioco Vita, um dos grandes mestres do teatro de sombras. Em 2013 Agnès Limbos e Nicole Mossoux, da Cie Mossoux-Bonté, dirigiram o workshop “O Corpo face ao Objecto”. Thomas Lundqvist, considerado o maior especialista europeu de Bunraku, coordenou em 2014 o workshop “Bunraku: Anatomia e Manipulação”. Em 2015 decorreram os workshops “Corpo, Marioneta e Manipulação”, criado por Iris Meinhardt e dirigido por Antje Töpfer, “Imagens em Movimento no Espaço”, orientado por Kalle Nio e “Vídeo, Marionetas e Objectos no Espaço Cénico, dirigido por Gavin Glover. Em 2016, durante o FIMFA Lx16, Natacha Belova dirigiu o workshop Aparição: “Criação e Construção de uma Marioneta à Escala Humana”.
Funicular Project: a training program of CAMa - Centro de Artes da Marioneta | A Tarumba of international workshops designed for professionals selected on the basis of their curriculum and experience. The registration is international and due to the selection of the trainers and trainees, combines puppetry with other art forms. The contemporary puppet theatre combines many manipulation techniques or artistic fields. The traditional manipulation techniques are reinvented. The puppeteer must know how to control and manipulate both his body and voice, and, simultaneously, taking advantage of the diversity and aesthetic freedoms from puppetry and animated forms.
The first set of workshops was held in 2010, with Stephen Mottram and Agnès Limbos, two very important creators in contemporary puppetry and objects theatre. In 2011 took place the workshop held by the American Jim Kroupa, one of the most famous and prestigious puppeteer and puppet builder who has worked on several Muppet projects on building mechanisms for puppets. In 2012 took place the workshops “Creating theatre for young audiences: light and movement” directed by Francesca Sorgato and Flop Lefebvre; and “Behind the screen: introduction to shadow and to the shadow theatre” directed by Fabrizio Montecchi, from Teatro Gioco Vita, one of the great masters of shadow theatre. Agnès Limbos and Nicole Mossoux, from Cie Mossoux-Bonté, directed the workshop “The Body and the Object” in 2013. Thomas Lundqvist, regarded as the European greatest specialist in Bunraku, coordinated in 2014 the workshop “Bunraku Puppet: The Anatomy and Manipulation”. In 2015 took place the workshops “Body, Puppet and Manipulation: Human Body - Human Doll” led by Antje Töpfer and created by Iris Meinhardt, “Moving Image in Space” led by Kalle Nio and “Video, Puppets and Objects in Performance” led by Gavin Glover. In 2016 took place during FIMFA Lx16 the workshop “Apparition: Creation of a Life-Sized Puppet, directed by Natacha Belova.
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